quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Fé - pensando mais além

Hoje quero falar um pouco sobre Fé. Na última segunda feira, esse foi o tema da palestra lá no Centro Espírita. Foi uma palestra muito legal, esclarecedora e, apesar de parecer à primeira vista, não foi um assunto que girou em torno de religiosidade. Na verdade, o significado de fé pode ter várias vertentes. Mas a que eu quero tratar aqui hoje tem um significado muito mais profundo: o de confiança, perseverança, crédito, acreditar realmente no que se quer, no que se busca.
Esse assunto é muito explorado pelo lado religioso, mas nos esquecemos que ele pode ser aplicado perfeitamente no nosso cotidiano, excluíndo o fanatismo que normalmente vem carregado aí. Podemos pegar um exemplo nos livros de história onde os Protestantes, com o uso da fé, criaram uma grande potência onde antes era uma terra sem nada e haviam só excluídos. Hoje se chama Estados Unidos. Opiniões à parte a respeito dos EUA, mas é inegável que eles se desenvolveram muito e que sua fé foi um grande instrumento.
O que eu quero dizer nessa história toda é que não adianta se esforçar, almejar aquele cargo na empresa ou o corpinho sarado para o verão se realmente você não quiser. Ter fé que vai chegar lá ou, em outras palavras, acreditar realmente que pode e lutar com todas as forças.
Essa confiança em nós mesmos tem que ser algo verdadeiro, profundo. Não adianta dizermos pelos quatro cantos uma coisa se, lá no nosso íntimo, resta alguma dúvida. Se nem a gente mesmo acreditar, quem mais irá?
Quem pode nos levar a algum lugar somos só nós mesmos. Tenha competência. Força prá lutar e mudar. Dia após dia, constrói-se um mundo inteiro, mas é necessário obstinação para isso. Hoje, pare um pouquinho e olhe lá para dentro de você mesmo. Será que as grandes barreiras que a vida nos impõe não foram postas por nós mesmos? Ou nós temos fé o suficiente para acreditar que vamos superar, atravessar esse muro que parece ser tão alto? Se acreditarmos realmente, esse muro pode ser bem menor do que parece. É só querer.
Aliás, se pensarmos bem, a fé no ajuda a quebrar muitas barreiras, de nos fazer acreditar e lutar por ideais muito maiores que aqueles que nos aparecem sem muito esforço. Justamente essas coisas conseguidas com tanto suor são as que têm um melhor gostinho, não é mesmo?
Então, pense que pode. Afinal, só depende de você. Pode parecer clichê, mas na frase "Querer é Poder", a palavra poder tem duplo sentido: o de verbo ou o de substantivo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ninaaaaaaaaaaaaaaa..... muito fofo seu blog amiga....
E esse tema de fé tem mesmo muito a ver com nossa vida... Essa semana mesmo tive uma prova disso....
E mais... temos que ter fé em tudo porque senão... o nosso mundo fica muito preto e branco!!!
SAUDADES MASTEEEER DE VC... UM SUPER HIPER, MEGAAAA BEIJO FLOR...

Ps... Passa no meu blog tb viu!!!

Pathy disse...

Nina, bem que existe aquele ditado que diz "A Fé Move Montanhas!", né?!
=)

Bjos!!!

Anônimo disse...

Li o seu profile e me identifiquei com você. A começar pelo filme Uma mente brilhante e por Drauzio Varella. Sobre o tema do post, a fé, assim como qualquer outro tema muito discutido no âmbito religioso, requer de nós uma compreensão profunda, muito além do superficial. Penso que, em geral, esses assuntos são tratados pela superfície e, por isso, geram tantos equívocos. Enfim, voltarei aqui mais vezes. Um abraço,

Anônimo disse...

Interessante! Relaciono a fé com perspectiva, muitas vezes adotamos o pior lado das coisas e é difícil superar obstáculos desse jeito!

Seu Apoio Juridico