segunda-feira, 17 de março de 2008

Para começar bem a semana

Semana passada São Paulo enfrentou o seu recorde de trânsito: 221km. Isso pira qualquer um... Qualquer um? Não é bem assim com as pessoas que usam o seu lado 'zen' nesses momentos onde eles seriam pouco prováveis. É o caso do monge João Koun. "Se você tem que enfrentar o trânsito, que enfrente com sabedoria". Claro que ele usa a cabeça e não se mete com um trânsito de final de sexta-feira à toa, afinal, um dos segredos também é evitar os momentos de alto stress. Mas se eles forem necessários, 'tente' (pelo menos, tente!) manter a calma e siga os conselhos do monge: "No trânsito, olhamos só a máquina. Mas há uma pessoa ali dentro." O essencial, segundo o monge, está em algo insuspeito e bem concreto: a respiração. O motorista deve prestar atenção ao ar entrando nos pulmões e saindo. Para se concentrar na respiração, uma dica do monge é contar cada inspiração e expiração, de um a dez. O banco do carro deve ficar totalmente na vertical, para facilitar a entrada e a saída do ar. E não se esqueça que "uma forma de não sentir raiva no trânsito é evitá-lo".
Mas, e depois de chegar ao trabalho e encontrar aquele clima nada ameno, aquela reunião fatídica, a caixa de emails bombando e tudo resolver dar errado? E quando depois de tudo isso você ainda chega em casa, o cachorro faz xixi em tudo, o gato comeu seu sofá e você tem vontade de esganar todos à sua frente? Tem muitos dias que o mundo parece despencar em sua cabeça e a maldita Lady Murphy não sai do seu lado. Então, para os ' mais elevados', podemos indicar o budismo mais uma vez. Trabalhar o espírito, buscar a felicidade nas coisas mais simples, aprender a controlar as emoções, as reações explosivas e usar tudo isso a seu favor é uma busca transcedental. Tentar buscar isso tudo pode até dar trabalho mas, dizem os estudiosos, com certeza você não se arrependerá. Busque isso essa semana e boa sorte!
"Podemos resolver muitos de nossos problemas por meio do amor. Assim, nos desarmemos e encontremos a verdadeira felicidade."
- Dalai Lama -

1 comentários:

mortiz disse...

Bom, meu conselho é pertinente também...quer se livrar do trânsito?? More e estude perto do trabalho!

Ah, mudou de trabalho? É, pois é, muda tudo de novo...a menos que seja divertido contar 7500 vezes o ar entrando e saindo dos pulmões...rsrsrs

beijos,

Seu Apoio Juridico