quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ministério da Saúde inicia campanha de vacinação contra Hepatite B

A partir desse mês quem tem até 29 anos já pode se vacinar contra a hepatite B. A faixa etária para vacinação, que até o ano passado era de 24 anos, foi ampliada pelo Ministério da Saúde. A hepatite B é uma infecção do fígado que nem sempre apresenta sintomas, mas que pode evoluir e se tornar uma doença crônica.

A transmissão pode ocorrer pela relação sexual desprotegida e pelo compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas, cirúrgicos e odontológicos.

"As hepatites virais, que são chamadas hepatites crônicas de transmissão ou por endovenosa, por secreções, por doenças sexualmente transmissíveis; essas eu diria que são os grandes desafios para nós. Porque tem algumas como hepatite B que já temos vacinas. Então ampliarmos a vacinações têm permitido a redução do número de casos e a proteção. A proteção dos profissionais de saúde, proteção das gestantes, proteção dos jovens. Agora vamos ampliar a vacinação até aos 29 anos", ressalta o ministro Alexandre Padilha.

Em 2012 o Ministério da Saúde ampliou em 163 por cento a quantidade de vacinas compradas para a hepatite B. No total, foram investidos mais de 83 milhões de reais. O Sistema Único de Saúde oferece ainda a dose para pessoas de qualquer idade que correm mais risco de contrair a doença como profissionais de saúde, manicures, gestantes, bombeiros e policiais civis.

Fonte: Agência Brasil

1 comentários:

fposseti disse...

Muito o legal a frente e verso, ou verso a frente ? haahha, um blog cheio de coisas interessantes e de agradável leitura. Tá de parabéns, ta favoritado aqui, pena nao ter um banner 120x60 para add em meu blog como "Recomendo". Att Flávio (www.vigiar.blogspot.com)

Seu Apoio Juridico