segunda-feira, 27 de abril de 2009

Torta de Morango da Fernanda Souza

Gentemmm!!! No dia 25/04/09, no programa Estrelas da Angélica, a Fernandinha Souza passou uma receita de Torta de Morangos de dar água na boca... Ainda não testei, mas pode deixar que eu atualizo esse post assim que eu fizer a receita.
Aliás, a Fernandinha é um amor, né??? Que menina linda!! Esperta!! Inteligente!! E muito talentosa!! Bom, eu não sou exatamente uma fã dela, dessas que acompanham os passos do artista. Mas admiro muito mesmo essa menina. Impossivel não gostar dela, né?
Lembrando que os créditos da torta vão para a irmã da Fernanda.
Aproveite prá deixar seu comentário!E não deixe de conhecer o resto do blog.
O que você achou da receita? Você testou? Deu certo? Alguma sugestão?
Bom, vamos agora ao que todos estão esperando: A receita!!

Resumo dos ingredientes - Você vai precisar de:
* Forma redonda com fundo removível (aprox.26cm)
* 2 caixinhas de morango
* 1 caixinha de gelatina de morango
* Água para o preparo da gelatina
* 1 pacote de biscoito maisena
* 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
* ½ litro de leite
* 1 lata de leite condensado
* 2 gemas
* 2 colheres rasas de amido de milho (maizena)
* 1 saquinho de coco ralado

Prepare primeiro a gelatina e leve à geladeira.
Ela tem que ficar daquele ponto de quaaaase pronta:
* 1 caixinha de gelatina de morango
* Água quente e fria de acordo com o preparo da gelatina (300ml)

Casca da Torta:
*1 pacote de biscoito amido de milho (maizena)
*4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
Coloque os biscoitos no liquidificador para triturar. Ajuda se já der uma quebrada nos biscoitos antes. Agora é a hora da técnica da “coqueteleira” no liquidificador!
Misturar a bolacha triturada e a manteiga, até a massa “pegar”. Ponha a mão da massa! A manteiga em temperatura ambiente ajuda na hora de misturar. Tem que ficar uma massa de bolacha consistente.
Em uma forma com fundo removível (26cm), espalhar a massa para fazer o fundo e a lateral. Quando terminar, levar à geladeira por umas 2hrs, pra massa endurecer e ficar bem crocante.

Recheio (creme):
* ½ litro de leite
* 1 lata de Leite condensado
* 2 gemas (lembre: sem a clara!)
* 2 colheres rasas de amido de milho (maizena)
* 1 saquinho de Coco Ralado (a gosto)
Misturar tudo e levar ao fogo baixo ate engrossar, mexendo bem, até o ponto desejado. Tem que virar um creme. Tem que ficar um pouco mais durinho prá ter uma certa firmeza na hora de cortar a torta. Deixar o creme esfriar no ambiente. Pegar a casca da geladeira e colocar o creme recheio na casca, bem espalhadinho. Se quiser um “morango extra”, pode cortar uns moranguinhos prá misturar ao creme. Quando cortar a torta... hummm..!!
Cortar os morangos ao meio prá decorar e cobrir bem a superfície da torta. Tem que ficar bem bonito! Não deixe passar muito do limite da casca.
Aí, pegar a gelatina naquele ponto quase pronto e jogar sobre a torta. Cuidado prá não escorrer e passar da casca! Levar à geladeira por mais 2 horas ANTES de desenformar.

Desenformar com cuidado e: Voilà! A Torta estará lindíssima!!
Aproveite! Mas, não esqueça a celulite, hein? Beijos!

http://www.youtube.com/watch?v=LnooOeUryN0

ATUALIZANDO: Hoje é dia 07/05/2009 e estou escrevendo prá contar a minha experiência com a torta. Ainda não fiz a torta completa, apenas a casca e recheei com mousse de maracujá. Ficou um espetáculo e recebi vários elogios! Mas a casca não ficou crocante, apesar de ter um sabor maravilhoso. Tentarei da proxima vez diminuir um pouquinho a quantidade de manteiga misturada à bolacha de maizena triturada. Também deixarei a casca na geladeira por 2 horas ANTES de despejar o recheio cremoso. Talvez isso ajude um pouco na 'crocância '. Se alguem já experimentou e quer comentar, escreva aqui!

EM TEMPO: Existe um outro Post aqui no blog sobre Torta de Morangos. É uma outra receita, prá quem quiser testar também! E clicando no marcador receitas, você pode conhecer outras delícias disponíveis aqui no Frente e Verso. Divirta-se!

11 comentários:

Anônimo disse...

onde está a receita transcrita? Não achei, pode me enviar? mottajr77@ibest.com.br

Anônimo disse...

NINA,
Você foi um amor desponibilizando a receita da torta de morango da Fernanda de Sousa no seu blog.Você facilitou muito a minha vida.
Muito abrigada.

Neuza - Goiânia

Anônimo disse...

Moro em Tripolina Libia, e esta receita faz o maior sucesso aqui.
Rosilene - Tripoli-Libya

Anônimo disse...

gente, a torta é boa????

vou fazer hoje no dia dos namorados, hein!!!

Anônimo disse...

OLá, como vc sabe que o tamanho da forma é 26 cm ? assisti ao video e ela não falou o tamanho.

Anônimo disse...

Oi Gente! Então, eu experimentei fazer a torta em uma forma de 26cm de diâmetro que tenho aqui em casa. Acho que a massa não é suficiente para uma forma maior que isso. Mas, se for em uma forma menor, a casca ficará mais grossinha, né? Casca de torta de morangos é uma coisa que não fica tão perfeita como de confeitaria, bem durinha e crocante... Eu pelo menos ainda não descobri a receita perfeita... Mas que essa chega bem perto, isso chega!
Escrevam aqui para todas nós sabermos as experiencias de cada uma! Espero ter ajudado. Beijos! NINA

Anônimo disse...

fiz com biscoito de maizena vitaminado e massa nao ficava no ponto de jeito algum, usei quase 200g de manteiga e depois ficou tão gordurosa e molenga que joquei tudo fora. Qual deve ser a consistencia dessa massa, uma farofa ou uma pasta homogenea ? outra coisa, manteiga em temperatura ambiente é totalmente mole (qdo tempo fora da geladeira para ficar temp. ambiente) ?

Anônimo disse...

Nina...
Essa torta de morango é realmente maravilhosa...
A variação com a mousse de maracujá também fica espetacularmente irresistível!!!
Mas uma idéia.. asse a massa em fogo beeeeem baixo por uns 20 minutos, espere esfriar e depois coloque a mousse... vc vai ver o aquanto ela vai ficar mais crocante!!!
Bjos

Ana Moura - Paraná

thaaaiis disse...

já fiz duas vezes essa torta, todos amaram, a massa ficou boa também, crocante... já fiz com mousse de maracujá também, e o sucesso foi o mesmo, todos amaram, façam que vale a pena..pensei em trocar a gelatina por chocolate derretido com creme de leite, será que ficará bom???

Nina disse...

Thaaaiis!!! Que delícia! Acho que a sua idéia de colocar chocolate derretido c/ creme de leite no lugar da gelatina vai ficar ótimo! Morango e chocolate sempre são uma dupla perfeita... Minha Tia Tininha deu uma receita ótima de Ganache, que vc pode tentar usar:
1 litro de creme de leite fresco
1/2 kg de chocolate ralado
1 xícara de açúcar
Esquentar o creme de leite (sem deixar ferver!) e misturar o chocolate já derretido. No final coloque mais 1 colher de manteiga e ajuste com 1 xicara de açúcar (ou a gosto). Ficou ótimo!
Mas em cima da torta deve ficar melhor ainda.. Beijos!! Obrigada por comentar!!

erika disse...

Realmente essa torta e gostosa , eu fiz mas achei que faltava uma crocancia experimente colocar a massa no forno por uns 20 minutos! Ai como eu digo e so nao pensar no pecado da gula :)

Seu Apoio Juridico