“A mente humana uma vez ampliada por uma nova idéia, nunca mais volta ao seu tamanho original”.
- Oliver Wendell Holmes, médico e escritor -
Você já ficou intrigado pensando no que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? Já imaginou que tipo de mudança faz, por exemplo, com que livros desconhecidos se transformem em best-sellers? Ou o que explica o aumento do consumo de cigarros entre os adolescentes, apesar da campanha antitabagista?
Neste livro - que já vendeu 5 milhões de exemplares em todo o mundo e está há mais de 200 semanas na lista de best-sellers do New York Times - Malcolm Gladwell apresenta uma maneira instigante e original de entender fenômenos sociais desse tipo: vê-los com epidemias.
"Ideias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como vírus", diz o autor. E o momento decisivo em que essas novidades se alastram - ou se acabam - é o que ele chama de O ponto da virada. Esse instante crítico surge com mudanças que, embora pequenas, surtem um efeito extraordinário.
Mas nem sempre as novidades contagiantes são benéficas. Basta pensar na epidemia de suicídios que arrebatou adolescentes da Micronésia por uma década depois que um jovem rico e carismático tirou a própria vida.
Partindo dessa tremenda influência que sofremos do meio, Gladwell pergunta: por que então algumas epidemias que poderiam ser "boas" não emplacam, como é o caso da campanha antitabagista entre os jovens?
Sua resposta é que as pessoas podem transformar radicalmente seus comportamentos ou suas crenças desde que estejam diante do estímulo certo. E aqui ele nos mostra como identificar e até construir esses estímulos.
1 comentários:
hey dear friend!
Estou de volta!!! hehehe
Amei o novo visual do seu blog, visitarei com mais frequência.
Amo você!
Quero sair mais vezes contigo.
Beijocas
Carol
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